Este é um dos inúmeros casos em que ver o filme antes de ler o livro pode afugentar o leitor. Apesar de gostar muito da narrativa de Kubrick, acho que os roteiristas se precipitaram ao adotar o último quarto do livro para focar seus argumentos. Mas ainda sim o filme é um clássico do suspense que merece ser visto e comentado, pois suas técnicas são eficientes e o espectador realmente sente a agonia da incerteza do que reside nos corredores do sombrio hotel Overlook. O Iluminado é um ótimo e atraente livro, prende a atenção com um suspense "old school" que chega em alguns momentos a assustar.
Jack Torrance é um homem frustrado por viver do sonho de ser escritor de sucesso e não conseguir ao menos manter seu emprego de professor de um curso preparatório. Desempregado e tendo que sustentar sua esposa Wendy e seu filho Danny, Jack aceita o emprego de zelador de inverno em um grande hotel no Colorado, o Overlook, e passará o inverno inteiro fazendo a manutenção do hotel isolado pela neve. Porém o Overlook tem uma história de incidentes estranhos e tem fama de ser mal assombrado.
Danny é um garoto com uma sensibilidade aguçada que tem um amigo imaginário que lhe mostra "coisas" que estão escondidas ou coisas que aconteceram ou estão para acontecer. Essa clarividência é chamada de iluminação e Danny apesar de seus 5 anos é extremamente iluminado, sendo capaz de mesmo sem saber ao certo sobre o novo trabalho do pai, sentir que sua ida ao hotel Overlook teria um desfecho trágico.
O livro é empolgante e detalhista, e mostra o enlouquecimento de um cidadão são, que ama sua família, mas que sucumbe ao desejo assassino do monstro que habita as entranhas do grandioso hotel.
O Iluminado
Autor: Stephen King
Ano: 1977
Páginas - 582
Tempo de leitura: 01/01/2012 a 09/02/2012
O Iluminado
Autor: Stephen King
Ano: 1977
Páginas - 582
Tempo de leitura: 01/01/2012 a 09/02/2012