sábado, 31 de março de 2012

O guardião de memórias

O livro conta a história de Henri que, teve um rápido romance com Norah e logo decidiram se casar. Do casamento até a esposa engravidarr, Henri fazia de tudo para ela e cuidava dela com muito zelo. Porém, na noite em que Norah entrou em trabalho de parto, nevava muito e o médico responsável para fazer o parto da criança sofreu um acindente cabendo, assim, ao Henri - que era médico ortopedista - para fazer o parto com a ajuda da enfermeira Caroline Gil.
Os pais não sabiam o sexo do bebê, por isso, Norah disse que se fosse menino chamaria Paul e se fosse menina Phoebe. Mas ninguém imaginava que seriam gêmeos. Um menino e uma menina. Entretanto, a menina, Phoebe, nasceu com Síndrome de Down e Henri ordenou que sua assistente, Caroline, a levasse para uma instituição que cuidaria dela de acordo com suas necessidades. Além disso, o pai, Dr. Henri, falou para sua mulher que a menina havia morrido.
Essa noite mudou a vida da família, pois Henri pensava todos os dias em como contar para a esposa que, na verdade, a filha não havia morrido, mas ele não tinha coragem e não sabia como fazê-lo.
Por outro lado, o coração de Caroline Gil falou mais alto ao tentar deixar a menina na instituição e não conseguiu. Assim, Phoebe foi criada pela enfermeira como sua filha e Caroline tinha esperanças que Henri iria procurá-la para contar a verdade para a esposa.

A história me lembrou muito uma novela que passou há uns tempos atrás. Talvez o autor da novela tenha se baseado nesse livro para escrevê-la.
O enredo do livro é muito bom, porém a forma que o autor escreve, por vezes, é extremamente maçante e chata, tanto é que já havia tentado ler esse livro uma vez e não consegui.
Mas enfim, é uma boa história.

O livro tem 361 páginas que foram lidas do dia 26 ao dia 30 de março.

sexta-feira, 30 de março de 2012

A maldição do tigre (2)


A Clau já leu esse livro, e fez a resenha. Achei bacana e quis lê-lo também.

A maldição do tigre é a história de Kelsey, uma adolescente que acaba de completar 18 anos e para pagar os estudos, consegue um trabalho temporário no Circo Maurizio, para cuidar da bilheteria, dos cães e do tigre branco de olhos azuis. Rapidamente, ela se encanta pelo tigre e fica sempre em sua companhia após os shows.
Perto de acabar seu período de trabalho, aparece no circo o Sr. Kadam, um empresário indiano que deseja comprar o tigre. Kelsey mostra todo seu apreço por Ren, o tigre, durante a estada de Kadam. Ele realiza a compra do animal e a convida para ir com ele e Ren para uma reserva na Índia, onde ele será bem cuidado.

Kelsey aceita e chegando a Índia, descobre que Ren é um homem, que foi amaldiçoado há 300 anos e durante esse tempo vive no corpo do tigre. Ele só assume sua forma humana durante 24 minutos por dia.
Ela então descobre que está ali para ajudar Ren a se livrar da maldição. Eles enfrentam diversas situações para conseguir um fruto que daria a Ren, 6 horas de liberdade na forma humana. 

Durante todo o processo, Kells, como é chamada por Ren, se apaixona. E eles vivem uma conturbada relação.

O livro é bem bacana. Pelo que entendi, é o 1º de 4 livros, já que Ren só pode ficar na forma humana durante 6h e ainda faltam outras 18h para que a maldição seja totalmente extinta. Agora é esperar os outros livros. Curti demais!

O livro tem 344 páginas e foi lido do dia 26/03 ao dia 30/03/2012.

domingo, 25 de março de 2012

É agora ou Nunca

Antes de começar a resenha, preciso dizer que infeliz são as pessoas da editora que fazem essas capas nos livros da Marian Keyes. Se eu não conhecesse a autora, pensaria que são livros bestas, para adolescentes. Essa capa e todas as outras não condizem com a profundidade dos assuntos que a Marian trata. Não é nem de longe um livro pesado, mas ela sabe tratar esses tipos de assuntos com muita delicadeza. Te faz refletir mesmo usando de brincadeira. Beleza, depois do desabafo, vamos à resenha.

É Agora... ou Nunca da Marian Keyes é a história de três amigos: Katherine, Tara e Fintan. Eles se conhecem desde a adolescência, de uma cidade pequena da Irlanda. Um dia resolvem juntar dinheiro e ir para Londres tentar a vida. 

Katherine é conhecida no trabalho como a Miss Gelo. Nunca fala de seus sentimentos, nem mesmo para seus dois melhores amigos. Tem mania de organização e fica sempre com o pé atrás quando o assunto é homem.

Tara mora junto com Thomas, seu namorado há 2 anos, que detesta Fintan e Katherine. Pão duro e sempre colocando Tara pra baixo, ele é um encosto na vida dela. Pelas pressões que sofre por parte de Thomas, Tara come exageradamente e tudo que se passa na vida dela, faz ela lembrar de comida.

Fintan é gay e mora com o namorado Sandro. Os dois são o típico casal apaixonado. Nunca tem problemas. Fintan trabalha num ateliê com uma costureira renomada.

Tudo anda bem normal na vida dos três amigos, saídas para pubs a noite, inclusive com Liv, uma loura alta que morou com Katherine e Tara por uns tempos. Os 4 são bem amigos, apesar de Liv aparecer poucas vezes no decorrer do livro. Mas um dia todos são surpreendidos pela descoberta de que Fintan tem câncer. Já bem debilitado, Fintan pede que Tara largue Thomas e que Katherine saia com alguém e mudem suas vidas. Ele diz pra elsa que É agora.. ou Nunca. Paralelamente, ela conta a vida de Lorcan, um ator quarentão que não tem emprego e vive saindo com várias mulheres, mesmo tendo namorada. Só quase no final, você consegue entender o porquê daquele cara na história.

O livro trata de diversos assuntos, da forma como Marian sempre trata, delicadamente. Câncer, AIDS, aborto, pais mortos, entre outros. Recomendo muito.

A leitura foi de 16/03 a 25/03. O livro possui 588 páginas.