domingo, 25 de março de 2012

É agora ou Nunca

Antes de começar a resenha, preciso dizer que infeliz são as pessoas da editora que fazem essas capas nos livros da Marian Keyes. Se eu não conhecesse a autora, pensaria que são livros bestas, para adolescentes. Essa capa e todas as outras não condizem com a profundidade dos assuntos que a Marian trata. Não é nem de longe um livro pesado, mas ela sabe tratar esses tipos de assuntos com muita delicadeza. Te faz refletir mesmo usando de brincadeira. Beleza, depois do desabafo, vamos à resenha.

É Agora... ou Nunca da Marian Keyes é a história de três amigos: Katherine, Tara e Fintan. Eles se conhecem desde a adolescência, de uma cidade pequena da Irlanda. Um dia resolvem juntar dinheiro e ir para Londres tentar a vida. 

Katherine é conhecida no trabalho como a Miss Gelo. Nunca fala de seus sentimentos, nem mesmo para seus dois melhores amigos. Tem mania de organização e fica sempre com o pé atrás quando o assunto é homem.

Tara mora junto com Thomas, seu namorado há 2 anos, que detesta Fintan e Katherine. Pão duro e sempre colocando Tara pra baixo, ele é um encosto na vida dela. Pelas pressões que sofre por parte de Thomas, Tara come exageradamente e tudo que se passa na vida dela, faz ela lembrar de comida.

Fintan é gay e mora com o namorado Sandro. Os dois são o típico casal apaixonado. Nunca tem problemas. Fintan trabalha num ateliê com uma costureira renomada.

Tudo anda bem normal na vida dos três amigos, saídas para pubs a noite, inclusive com Liv, uma loura alta que morou com Katherine e Tara por uns tempos. Os 4 são bem amigos, apesar de Liv aparecer poucas vezes no decorrer do livro. Mas um dia todos são surpreendidos pela descoberta de que Fintan tem câncer. Já bem debilitado, Fintan pede que Tara largue Thomas e que Katherine saia com alguém e mudem suas vidas. Ele diz pra elsa que É agora.. ou Nunca. Paralelamente, ela conta a vida de Lorcan, um ator quarentão que não tem emprego e vive saindo com várias mulheres, mesmo tendo namorada. Só quase no final, você consegue entender o porquê daquele cara na história.

O livro trata de diversos assuntos, da forma como Marian sempre trata, delicadamente. Câncer, AIDS, aborto, pais mortos, entre outros. Recomendo muito.

A leitura foi de 16/03 a 25/03. O livro possui 588 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário