terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Ensinar Aprendendo – Novos paradigmas na educação. Içami Tiba




Içami Tiba é um psiquiatra e educador que criou a Teoria de Integração Relacional, na qual se baseia durante todo o livro.

De acordo com a teoria é possível analisar todas as nossas atitudes diante de problemas comuns enfrentados pelos professores em sala de aula e dos pais no processo de criação dos filhos.
Içami consegue nos envolver de uma maneira brilhante, mostrando o quanto quebrar velhas tradições e abrir nossa mente a um novo prisma é importante para amadurecer, capacitar e desenvolver nossas competências e habilidades. Fazer nossa parte nesse processo já não é mais suficiente, é uma visão retrógrada. É preciso buscar o trabalho em equipe e a cooperação de todos os que estão envolvidos no processo, estabelecer uma educação a “seis mãos” – Pai, Mãe e Professor – e ainda se utilizar de um “avental” – Regras da Escola que serão aplicadas igualmente para todos, sem distinção – Para nos auxiliar na missão de fazer realmente a diferença.
No livro é possível conhecer mais as fases da vida (Infância, Puberdade e Adolescência) e como atingir de maneira adequada a cada uma delas.

Para aqueles que escolheram “ensinar”, sejam professores, pais, instrutores, multiplicadores, enfim independente da profissão, os que realmente acreditam que a educação é necessária para um futuro melhor, encontrará na leitura a maneira assertiva de ensinar aprendendo:

“Não existe alguém que nunca teve um professor na vida,
Assim como não há ninguém que nunca tenha tido um aluno.

Se existem analfabetos, provavelmente não é por vontade dos professores.
Se existe Prêmio Nobel, é porque alunos superaram seus professores.
Se existem grandes sábios, é porque transcenderam suas funções de professores.

Quanto mais se aprende, mais se quer ensinar.
Quanto mais se ensina, mas se quer aprender.”

A leitura é dinâmica e reflexiva. E não se preocupem porque NÃO É AUTO-AJUDA.
Escolhi o livro porque trabalho com treinamentos corporativos e busco sempre uma nova metodologia para aplicar e tornar a aula prazerosa. Assim posso afirmar, com certeza, que o livro não só atendeu as minhas expectativas, como me trouxe idéias para inovar e melhorar ainda mais minha performance.

Ei você que também detesta o jeito tradicional de dar aulas... Compre o livro! É um manual de cabeceira. (risos)

Comecei a ler no dia 29/01/2012 e terminei dia 30/01/2012. O livro possui 183 páginas.

domingo, 29 de janeiro de 2012

As Esganadas - Jô Soares

Olá, este é o primeiro post que estou escrevendo. Podem acreditar, adoro ler, mas como a maioria da população o tempo que me resta é curto, devido ao trabalho, assim leio normalmente aos finais de semana, especificamente aos Domingos. Mas confesso que em alguns momentos sou vencida pela vontade de dormir. (risos)
Entretanto, estou mais do que pronta para alcançar os meus colegas que devoram quase um livro por dia... Afinal, a madrugada existe pra isso... E quer horas mais produtivas do que as que são gastas a favor de cultura?
Então vamos ao livro... Ufa! Nem acredito que terminei.

O titulo se refere à fome insaciável e o sufocamento de tanto comer. Pensamento que motiva Caronte, o assassino, que mata a mãe e se sente excitado em reencarná-la em outras gordas e continuar se vingando da vida sufocante que teve, praticando os pratos portugueses mais famosos incluindo uma pitada especial nas receitas: Os cadáveres esganados.
O suspense do livro é em torno da captura desse assassino. Para isso entra em cena personagens como um Delegado Rabugento, Mello Noronha, um assistente medroso e idiota, Calixto, um ex-policial português superinteligente, quase um Sherlock Holmes, só que gordo – muitos risos, Esteves e uma jornalista destemida para dar um clima de romance, Diana.
O livro é de fácil leitura, compreensão e dedução. É um típico livro clichê forçado com momentos e situações que julguei desnecessárias, como o comentário completo da Copa do Mundo de 1938, apesar de gostar dessa mistura de ficção e realidade que é sempre muito rica.
É isso! Recomendo para aqueles querem começar a ter o hábito de leitura, já que o livro se tornou um best seller, porque fica fácil para comentar em qualquer circulo social e poder despertar uma visão mais critica sobre leitura.
Comecei a ler dia 01/01/2012 e terminei dia 29/01/2012. O livro possui 262 páginas.