terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Ensinar Aprendendo – Novos paradigmas na educação. Içami Tiba




Içami Tiba é um psiquiatra e educador que criou a Teoria de Integração Relacional, na qual se baseia durante todo o livro.

De acordo com a teoria é possível analisar todas as nossas atitudes diante de problemas comuns enfrentados pelos professores em sala de aula e dos pais no processo de criação dos filhos.
Içami consegue nos envolver de uma maneira brilhante, mostrando o quanto quebrar velhas tradições e abrir nossa mente a um novo prisma é importante para amadurecer, capacitar e desenvolver nossas competências e habilidades. Fazer nossa parte nesse processo já não é mais suficiente, é uma visão retrógrada. É preciso buscar o trabalho em equipe e a cooperação de todos os que estão envolvidos no processo, estabelecer uma educação a “seis mãos” – Pai, Mãe e Professor – e ainda se utilizar de um “avental” – Regras da Escola que serão aplicadas igualmente para todos, sem distinção – Para nos auxiliar na missão de fazer realmente a diferença.
No livro é possível conhecer mais as fases da vida (Infância, Puberdade e Adolescência) e como atingir de maneira adequada a cada uma delas.

Para aqueles que escolheram “ensinar”, sejam professores, pais, instrutores, multiplicadores, enfim independente da profissão, os que realmente acreditam que a educação é necessária para um futuro melhor, encontrará na leitura a maneira assertiva de ensinar aprendendo:

“Não existe alguém que nunca teve um professor na vida,
Assim como não há ninguém que nunca tenha tido um aluno.

Se existem analfabetos, provavelmente não é por vontade dos professores.
Se existe Prêmio Nobel, é porque alunos superaram seus professores.
Se existem grandes sábios, é porque transcenderam suas funções de professores.

Quanto mais se aprende, mais se quer ensinar.
Quanto mais se ensina, mas se quer aprender.”

A leitura é dinâmica e reflexiva. E não se preocupem porque NÃO É AUTO-AJUDA.
Escolhi o livro porque trabalho com treinamentos corporativos e busco sempre uma nova metodologia para aplicar e tornar a aula prazerosa. Assim posso afirmar, com certeza, que o livro não só atendeu as minhas expectativas, como me trouxe idéias para inovar e melhorar ainda mais minha performance.

Ei você que também detesta o jeito tradicional de dar aulas... Compre o livro! É um manual de cabeceira. (risos)

Comecei a ler no dia 29/01/2012 e terminei dia 30/01/2012. O livro possui 183 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário