A águia e a galinha é um livro de 1997, de Leonardo Boff, famoso professor de teologia, filosofia, espiritualidade e ecologia.
O livro é uma metáfora da condição humana. Em como sendo galinhas podemos ser águias e vice-versa. O autor divide o livro em duas dimensões que explicam a existência humana: A galinha é a dimensão do cotidiano, do limitado e a águia a dimensão do ilimitado, do desejo. "Para onde olharmos, encontraremos a dimensão-galinha e a dimensão-águia. Elas vêm revestidas de muitos nomes: realidade e sonho, necessidade e desejo, história e utopia, fato e ideia, enraizamento e abertura, corpo e alma, poder e carisma, religião e fé, partícula e onda, caos e cosmos, sistema fechado e sistema aberto, entre outros." (Pág. 71)
O livro começa com a história de uma águia que foi criada junto com as galinhas e vivia como elas. Depois de um tempo ela volta a ser águia, ou seja, o seu eu nunca deixou de existir mesmo tendo que conviver com um ambiente diferente de sua natureza. Leonardo Boff dispõe de como devemos ser águias-galinhas. Para isso, ele fala de religião, cosmos, sociologia, psicologia e de como tudo isso se entrelaça na vida humana.
Vi essa resenha e achei muito legal a visão da autora. Deem uma olhada. Enfim, para quem gosta de comportamento humano é um livro muito bacana. Gostei tanto que vamos usar em um treinamento sobre comprometimento.
O livro tem 206 páginas com o glossário que é uma parte que não deve ser cortada da leitura, é muito interessante. A leitura foi do dia 10/04 ao dia 24/04/2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário