O best seller do momento. Todo mundo falando e então resolvi pegar emprestado para ler. Sério, não achei essas coisas todas, talvez pela temática não ser uma leitura a qual estou acostumada.
"Cinquenta tons de cinza" conta a história de Anastasia Steele, uma estudante de 21 anos. Ana conhece Christian Grey, um cara milionário, 27 anos, quando vai entrevistá-lo para o jornal da faculdade. A entrevista deveria ser feita pela amiga de Steele, Kate, mas ela fica muito doente no dia e Ana vai em seu lugar.
Logo após o primeiro encontro, Ana já fica encantada por Grey. Após alguns dias os dois se encontram novamente e Christian convida Ana para um café. E aí começa toda a história do livro. Como todos já devem saber, o livro trata de sadomasoquismo. As primeiras vezes do casal são bem normais, aí a autora começa a apimentar as relações. Christian tem em sua casa um quarto que Ana chama de "Quarto vermelho da dor", onde ele tem diversos aparatos para sexo com tortura.
Acho que o sucesso do livro se deve ao fato de a autora trazer conteúdo erótico sem ser grosseiro. As cenas picantes do livro são descritas com glamour e muito tato. Nessa parte a autora foi bem feliz. Mas falta algo. A história mesmo, dos dois se apaixonarem, das amizades, são contados muito superficialmente. O livro se atenta somente às perturbações de Ana, que não sabe se deve mesmo ser a submissa de Grey. Se assina ou não o contrato de confidencialidade. E às cenas de sexo. Que tem umas duas em cada capítulo. Para quem gosta desse tipo de leitura, com certeza vai gostar do livro. Para quem não é acostumado a ler, acha exagerado as relações uma atrás da outra, porque fica monótono, as mesmas descrições.
E o pior clichê do livro é a autora entregar logo no começo que o cara se apaixona pela guria. Se ele é tão misterioso quanto a autora quis vendê-lo, deveria ter escrito melhor o mistério. Me disseram que nos outros livros, o sadomasoquismo virá mais forte, já que nesse ocorreu pouco. E Ana conseguirá descobrir alguns segredos de Grey. Tomara mesmo que a autora explore mais essa parte.
Nesse link, o Marcelinho (se vc não conhece, deve conhecer) lê um dos trechos do livro. A maior parte do livro as descrições são bem parecidas com essa do vídeo.
É isso, não curti muito, achei vazio, a autora não aprofunda a relação dos dois. Se alguém me emprestar o segundo eu vou ler pra ver de qual é, porque é um livro que não compensa eu gastar meu dinheiro...hahaha.
O livro foi lido do dia 13/09 ao dia 17/09/2012. Tem 455 páginas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário