segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Caçada





Esse é o quinto livro da série House of Night ou Morada da Noite. Nesse, Zoey volta para a Morada após ser ferida por um Raven Mocker. Quando um vampiro novato é ferido, ele tem que ficar perto de vampiros já transformados pra se recuperar. Zoey e todos os seus amigos decidem como voltar para a escola, que agora é chefiada por Kalona, o anjo caído, e por Neferet, a grande Sacerdotisa que nega a sua Deusa, Nyx.

Quando voltam para a Morada da Noite, Zoey e os outros vêem que tudo está diferente. Os vamps e os novatos parecem ter sido abduzidos por Kalona. Todos os adoram e veneram. Zoey volta também com a intenção de salvar a humanidade de Stark, o novato que morreu, e a quem ela prometeu que ia ajudá-lo. Stark decide fazer um juramento de lealdade a Zoey, e após isso se Transforma e é o segundo vamp vermelho, depois de Stevie Rae.

Zoey vê que alguns professores sabem que Kalona é do mal e pede ajuda deles para sair da escola. Enquanto isso, Stevie Rae, os outros novatos vermelhos, Erik e Heath (os dois namorados de Zoey), vão para o Convento das Freiras Beneditinas para se esconderem de Kalona. Lá já está a vó de Zoey, que foi levada por uma irmã, após ser também ferida por um Raven Mocker.

Após fugirem da Morada da Noite, Kalona vai ao encontro de Zoey no Convento. Zoey faz um círculo com os elementos e seus amigos e expulsam Kalona e Neferet da cidade de Tulsa, mas sabem que isso é temporário.  Ele vai continuar procurando por Zoey, que ele acredita ser a reencarnação de sua A-ya, a boneca que o aprisionou na terra.

O livro tem 389 páginas e foi lido de 09/12 a 16/12/2012.


terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Indomada





No 4º livro da série House of Night, Aphrodite tem uma visão com um ser vindo tomar a Morada da Noite. Com a ajuda da vó de Zoey, elas descobrem que o ser é Kalona, um demônio Cherokee, que antes era um anjo e caiu. Ele veio a terra como homem e por ser espetacularmente cheio de beleza, seduzia as mulheres e as estuprava. Em uma tribo, as mulheres fizeram uma mulher de barro para seduzi-lo e aprisionaram Kalona debaixo da terra.

Ele ficou aprisionado durante muito tempo, mas seus filhos, os Raven Mockers, que eram espíritos maus, que chegavam a matar uma pessoa a beira da morte, estavam sempre por perto esperando a hora certa de agirem. Na visão de Aphrodite, ela escreve um poema que diz que Kalona ressurgirá com a terra lavada pelo sangue.

Zoey, Aphrodite e o resto de seus amigos descobrem que Neferet, a Grande Sacerdotisa da Morada da Noite, é a Rainha Tsi Sgili, que liberta Kalona, derramando o sangue de Stevie Rae, com uma flechada. Quando isso acontece, a cidade é tomada por sombras, e as pessoas tem que se esconder embaixo da terra, onde Kalona e seus filhos demônios não irão.

Zoey e o pessoal que acredita que eles são a parte do bem, se escondem nos túneis abandonados da cidade, onde já estavam Stevie Rae e os vampiros vermelhos, a nova espécie que ninguém ainda sabe muito bem o que é.

A série está ficando bem legal. O primeiro livro é bem sem graça, mas agora as coisas acontecem com mais rapidez. To gostando muito.

O livro foi lido de 02/12 a 09/12/2012. Tem 360 páginas.


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Escolhida


O terceiro livro da série House of Night. Nesse Zoey vai precisar da ajuda de Aphrodite, sua antiga inimiga, para conseguir salvar Stevie Rae, sua melhor amiga.
Elas conseguem fazer com que Stevie Rae volte a ser o que era antes. Ou não? Stevie Rae vira um novo ser que nem ela sabe do que se trata. Para se redimir, Aphrodite ajuda Zoey, mas acaba voltando a ser humana depois do círculo feito por elas para salvar Stevie Rae.

Além disso, a Morada da Noite é alvo de dois homicídios dolorosos para a escola e Neferet, a grande Sacerdotisa declara guerra contra os humanos.

Muita dor, surpresas, traições e amores ocorre nesse livro e Zoey tem que lidar com tudo isso, estando somente há 2 meses na escola. Seu namorado, Erik, termina com ela e mesmo sem querer, Zoey destrói a carimbagem que tinha com seu ex-namorado, Heath. Nesse livro, Zoey e seus amigos tem que correr contra o tempo para descobrir como deter Neferet.

O livro tem 296 páginas e foi lido de 30/11/2012 a 01/12/2012.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Traída


Esse é a continuação de Marcada. Com certeza foi bem melhor que o primeiro, que não tinha muita ação, só contava o porque de Zoey Redbird ir para a Morada da Noite, a escola para vampiros.

Na continuação, Zoey faz o seu primeiro ritual como líder dos Filhos e Filhas da Treva. Durante o ritual, a Deusa Nyx concede aos amigos de Zoey a manifestação dos elementos. Após o ritual a melhor amiga de Zoey, Stevie Rae, que teve o elemento terra manifestado, não aguenta a transformação e morre. Zoey fica perturbadíssima com a notícia e tem que lidar com mais problemas: dois dos amigos de seu ex-namorado Heath, desapareceram e foram encontrados com muitas lacerações e sem nada de sangue no corpo.

Alguns dias depois, Zoey recebe a notícia de que Heath está desaparecido. Por ter carimbado ele quando provou de seu sangue, ela consegue encontrá-lo. Lá descobre que quem anda comentendo esses assassinatos são os vampiros morto-vivos. Os calouros que não conseguiram completar a Transformação.

Além de saber que sua amiga é um desses seres, Zoey descobre algo terrível, Neferet, a vampira responsável pelo Morada da Noite não é tão boazinha como parece. Agora Zoey terá que lutar contra ela e ainda descobrir como pode fazer sua amiga voltar ao normal.

Esse é bem mais legal que o outro. Tá começando a esquentar a série. Comecei a ler o terceiro já. 
O livro tem 328 páginas e foi lido de 21/11 ao dia 29/11.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Jogada mortal


Mais um livro do Harlan Coben e mais um do Myron Bolitar. Em Jogada mortal, Myron tenta descobrir quem matou Valerie Simpson, uma importante tenista que após um surto, quer voltar a jogar e procura Myron para ser seu agente. No dia que ela vai encontrá-lo, é assassinada. Em uma partida de tênis da promessa atual Duane Richawood, negro, que viveu nas ruas e ninguém sabe como aprendeu a jogar.

Apesar de aparentemente, não terem nenhum tipo de contato, Duane é acusado de matar Valerie, mas ele tem um fortíssimo álibi, ele estava jogando na hora do assassinato. Duane é cliente de Myron, que não conhecia Valerie, mas sabia que ela era uma importante jogadora, mas há seis anos, ela tinha sumido das quadras.

Procurando saber o que aconteceu realmente à Valerie, Myron, junto com seu fiel amigo, Win, descobrem que o assassinato, seis anos atrás, do noivo de Valerie na época, pode ter alguma coisa a ver com a morte dela. O noivo foi assassinado em um famoso clube de tênis por dois jovens negros e pobres.

Mas como sempre, Myron tem muita gente o impedindo de descobrir os fatos: um político importante, a máfia, um treinador famoso e autoridades locais. 

Como sempre, Harlan nos deixa ansiosos pra saber o que aconteceu, esse não foi um dos mais legais dele, mas mesmo assim é cheio de mistério. 

 O livro foi lido de 07/11 a 20/11/2012 e tem 255 páginas.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

O Pequeno Príncipe



Livro de criança? Com certeza.

Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi.
Como explicar a adoção deste livro por povos tão variados, em tantos países de todos os continentes? Como explicar que ele seja lido sempre por tantos milhões e milhões de pessoas? Como explicar a atualidade deste livro traduzido em oitenta línguas diferentes?
Como compreender que uma história aparentemente tão ingênua seja comovente para tantas pessoas?
O pequeno príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia a dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino

(Amélia Lacombe - Contracapa do livro)

Apesar de já ter 24 anos, só agora li esse clássico. O livro é contado por um homem que encontra o Pequeno Príncipe no deserto. O principezinho vivia sozinho em um planeta bem pequeno com seus vulcões, baobás e uma flor, mas depois de um acontecimento, resolve visitar outros planetas. Ele visita o planeta de um bêbado, um empresário, um acendedor de lampiões e em cada planeta, mesmo sendo a visita muito breve, o pequeno príncipe aprende muitas coisas, que dizem muito das nossas vidas. Para ele, as pessoas grandes são realmente pessoas muito estranhas.

Ao chegar na Terra, o principezinho encontra com várias coisas no caminho. A parte mais famosa é o encontro dele com a raposa, que rendeu várias frases que muitos usam até hoje. A raposa falava basicamente de como cativar e ser cativado.
O pequeno príncipe vira amigo do homem que narra a história. E quando o príncipe tem que partir,  de volta para seu planeta, é bem triste. O pequeno conseguiu cativar seu amigo e nada o fará esquecê-lo.

O pequeno príncipe se despede do seu amigo com essa frase que me deixou bem feliz e me fez pensar em meus amigos:  “- Quando olhares o céu à noite, eu estarei habitando uma delas, e de lá estarei rindo; então será, para ti, como se todas as estrelas rissem! Dessa forma, tu, e somente tu, terás estrelas que sabem rir!”

Todos com certeza deveriam ler esse clássico. O livro tem 93 páginas e foi lido de 05/11 a 06/11/2012

domingo, 4 de novembro de 2012

Quebra de confiança

Mais um livro do Harlan Coben. Esse é o primeiro caso do Myron Bolitar, que já apareceu em outros dois livros que já postei aqui no blog.

Nesse, Myron, que acaba de se tornar empresário de atletas, está tentando arrumar um contrato milionário para Christian Steele, o cara é considerado a maior promessa do futebol americano. A contratação dele por um time grande pode ser uma sorte grande para Myron.  Mas Christian está vivendo um drama, há um ano, sua noiva, Kathy Culver, desapareceu misteriosamente. A polícia encontrou a calcinha dela jogada em uma lixeira e tudo aponta para um crime sexual. Mas o caso ainda não foi esclarecido.

Jessica Culver, irmã de Kathy e ex-namorada de Myron, o procura para que ele a ajude a desvendar o caso de Kathy e também de seu pai, que foi assassinado há 3 dias. Ela tem certeza de que os casos tem ligação.  Myron aceita ajudá-la depois que Christian recebe uma revista pornô contendo um anúncio de disque sexo onde a modelo da foto é nada mais, nada menos que Kathy. Todos acreditam que ela ainda pode estar viva.

Com todas essas informações Myron, com a ajuda de Win, seu fiel amigo, começam a juntar as peças e todo mundo começa a ser um pouco suspeito. O cara do disque sexo; o vice reitor da universidade onde Kathy estudava, e onde foi vista pela última vez; o homem que tirou a foto de Kathy; o pai dela, Adam e até o próprio noivo, Christian. E o final como sempre, é surpreendente.

Esse não é tão empolgante quanto os outros, mas também é cheio de suspense. Coben só revelou o caso nas últimas páginas, então não tinha mesmo como parar no meio do caminho. Recomendo demais os livros dele. Tenho mais um pra ler e vem breve comprarei os outros.

O livro tem 271 páginas e foi lido de 25/10 a 01/11/2012



quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Unseen Archives The Beatles



A beatiful book with more of 600 photos of backstage, autograph sessions, public appearance, that shows all of history of the four boys of Liverpool before, during and after the Beatles. The texts are very good, but i think that the book shows more Paul then others. A greatful photobiography of the biggest band of history. The photos and texts are compiled by Tim Hill and Marie Clayton and have 256 pages.

Taxi of Terror - Oxford Bookworms Starters



Taxi of terror is a little history that shows a man, Jack, who is leaving your job to a beterraba job. His work friends make a farewell party and the boss gave to him a cell phone. After party, Jack took a taxi, because he was tired, and along the way he lay down in the bench and slept. Só a thief got into the car and tell the driver to drive away. When Jack wake up, he see the bandit in the car and try disarm the man saying that he was armed, but the bad guy suspects of Jack and lock him in the trunk. So Jack remember that have now a cell phone and call 911. But he coudn't see anithing, just hear. And so, by the sounds that he heard, Jack could lead the police to the airport, where the bandit was arrested.

This is another book that have a simple language. I recommend it for beginners.
Authors: Phillip Burrows and Mark Foster
Pages: 36

sábado, 27 de outubro de 2012

Dracula de Bram Stoker - Oxford Bookworms Library

Oi pessoal, estava sumido. Tenho uns resumos para postar, então:

Jonathan Harker é um corretor de imóveis de Londres, que foi mandado à Transilvania para fazer negócios com um excêntrico conde que desejava comprar um imóvel na capital inglesa. Chegando ao castelo Dracula, jonathan foi feito prisioneiro, permanecendo cerca de um mês no castelo, tempo este, que foi suficiente para que ele descobrisse que o conde Dracula era um vampiro e que este só saia à noite, ficando adormecido durante o dia em um caixão. Após conseguir fugir do castelo, jonathan retorna a Londres, reencontra sua amada Mina e descobre que uma amiga de sua esposa, Lucy, havia morrido e que estavam a acontecer na cidade, casos de ataques com características vampíricas. Jonathan vê o conde Drácula na cidade e liga um fato ao outro. Sendo assim, jonathan e Mina, ajudados pelo professor Van Helsing, pelo doutor John Seward e pelo marido de Lucy, Arthur, saem à caça do conde Drácula, afim de cessar com os ataques e mandar o conde para o inferno, de onde não deveria ter saído.

O livro é em inglês, uma versão resumida e com linguagem simplificada, para leitores iniciantes na língua inglesa. O livro tem 96 páginas.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Cinquenta tons mais escuros


Fiz a resenha do primeiro livro da trilogia aqui. Vamos lá, a continuação da saga Dominadora, "Cinquenta tons mais escuros" foi um pé no saco, literalmente. Demorei um tempão para ler. Como disse um amigo meu: "o segundo livro foi mais enrolação para que houvesse uma trilogia". E é exatamente essa a sensação.

Nesse livro, Ana Steele continua seu emprego na editora, e após seu chefe dar em cima dela e ser demitido, ela assume o cargo deixado por ele. Christian Grey está mais romântico do que nunca, o que eu achei bem péssimo, por sinal. Onde foi parar o misterioso Grey do primeiro livro? O cara Dominador e possessivo ficou para trás. Ah, a máscara na capa do livro tem a ver com o baile de máscaras que eles vão logo no começo do livro. E só. 

O clímax do livro está na aparição de uma antiga Submissa de Grey, que desequilibrada, invade o apartamento de Christian. Ela some depois disso e reaparece armada na casa de Ana. Pronto, esse é o ponto alto. As cenas de sexo continuam iguais, como as do primeiro livro. Nesse, rolou menos, a autora se focou mais em contar a história do amor dos dois.

Mas não posso só falar mal. O livro é bem escrito. A autora revelou um segredo de Grey nesse segundo, mas não foi muito a fundo. As coisas ficam muito subentendidas, e particularmente, acho isso um saco, quando se trata de livros. Ela não explora a história. Como eu disse na primeira resenha, com certeza não é um livro no qual eu gastaria meu dinheiro. Novamente me foi emprestado pela amiga do trabalho.

É isso, se gostam de cenas safadinhas e um casal clichê, recomendo.. hahaha.
O livro tem 485 páginas e foi lido de 15/10 ao dia 24/10/2012.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Marcada


Comprei esse livro há muito tempo quando eu estava louca por livros novos. Comprei em uma promoção das Americanas, ele e mais 4 da mesma série por um preço bem razoável. Ainda bem. Como eu vi aqui, são 10 livros (até agora) da série. O livro é para adolescentes, definitivamente. Ele é bem parecido com Crepúsculo e Harry Potter ao mesmo tempo. Mas com 80% menos graça.

Marcada é a história de Zoey Redbird, que vive em um mundo onde os vampiros sempre existiram, diferente de Harry Potter, os humanos sabem que quando as pessoas são "Marcadas" elas devem ir para a Morada da Noite, onde vão aprender tudo sobre a vida de vampiros e sobre a "Transformação". Quando uma pessoa é marcada por um dos vampiros, ela passa por uma transformação, que seu corpo pode rejeitar, caso contrário, ela vira um vampiro para sempre.

Zoey tem 16 anos e é marcada na escola. No livro, os vampiros são regidos por uma Deusa e tem forte apego com gatos.  Como todo vampiro, eles sentem vontade de beber sangue, mas como em Crepúsculo, são ensinados a não beber sangue humano. Nas aulas da Morada da Noite, eles aprendem sobre a cultura, artes e coisas ligadas ao mundo deles, além de participarem de ritos de agradecimento e ofertas a Deusa Nyx. 

Pode ser que os outros livros fiquem melhor, porque o primeiro não tem graça nenhuma e o clímax é uma parte tão rápida que quando vê já terminou. Vou ler os outros 4, se valer a pena, eu compro os outros.

O livro tem 310 páginas e foi lido de 04 a 12/10/2012.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O caçador de pipas


Tão famoso e eu nunca tinha lido. Vi o filme há muito tempo atrás e nem lembro muito bem. Lembrava da parte mais triste, óbvio, mas para lembrar dos detalhes terei que assistir novamente.

"O caçador de pipas" conta a bela história da amizade de Amir e Hassan. Amir mora em Cabul em uma casa grande com seu pai. Hassan e o pai, Ali, são os empregados da casa, mas considerados da família. Amir e Hassan sempre brincaram juntos. Amir lia histórias para Hassan, já que esse não sabia ler. Hassan sempre foi muito corajoso e fazia tudo pelo amigo. Um dia, depois de Amir ganhar o campeonato de pipas, Hassan corre para buscar pra ele a pipa que ele derrubou. Nesse dia, Hassan é violentado por meninos da região e Amir nada faz, fingindo que nunca viu nada.

Atormentando pelo que aconteceu, Amir faz com que Hassan e Ali saiam da casa e a partir daí nunca mais se vêem. Com a guerra no Afeganistão, Amir e seu pai fogem de Cabul, deixando o amigo da família Rahim Khan, cuidando da casa. Depois de passar por muitas provações, eles conseguem chegar aos Estados Unidos.

O tempo passa, Amir se casa, o pai dele morre de câncer, e após uma ligação de Rahim Khan, Amir vai ao Afeganistão. Lá descobre que Hassan foi morto junto com a esposa. Mas deixou uma carta pra ele, onde conta tudo o que viver no país desde que ele foi embora. Rahim conta a Amir que ele e Hassan eram irmãos de sangue e Amir fica muito mais transtornado, por não ter defendido o amigo, e agora irmão.

Mas Amir tem uma chance de se redimir, Hassan deixou um filho, Sohrab, que agora órfão, precisa de uma oportunidade. Amir luta pra ficar com Sohrab e o leva para os Estados Unidos.

O livro é muito emocionante. A escrita é bem clara e envolvente. O livro tem 478 páginas e foi lido do dia 24/09/2012 ao dia 04/10/2012.

sábado, 22 de setembro de 2012

Desaparecido para sempre





O mais, o mais, o mais FODA do Harlan Coben. Quando eu pensava que os livros dele não podiam ser melhores, pronto, ele escreve esse. E eu comprei ele por acaso, fui almoçar no shopping e passando pela Saraiva, acabei comprando, ah! se eu soubesse.

"Desaparecido para sempre" conta a história de Will Klein, um jovem que trabalha em uma fundação que ajuda crianças e adolescentes de rua.  Antes de sua mãe morrer, ela conta a Will que Ken, seu irmão mais velho, desaparecido há 11 anos, está vivo. Ken sumiu após ser acusado de matar a vizinha deles, Julie Miller, ex-namorada de Will. E mesmo a família tendo certeza de que ele é inocente, eles crêem que ele está morto.

E como não podia deixar de ser, é aí que a vida de Will muda completamente. Ele tem que encontrar onde Ken está e saber toda a verdade. E o pior, sua namorada Sheila, desapareceu e está sendo acusada de homícidio, suas digitais foram encontradas no Novo México e bem, eles moram em New York.

Para deixar a história ainda mais emocionante, Will está sendo caçado por dois amigos de infância de Ken, que se tornaram chefões da máfia, McGuane e John Asselta.

Na busca por saber o que aconteceu, Will tem ajuda de Squares, seu amigo de trabalho e de Katy Miller, irmã mais nova de Julie.

Não posso contar muito, mas podem ter certeza que há muito mais nessa história. É o melhor livro de Coben até agora, o final é eletrizante, dá vontade de ler novamente e entender cada parte novamente. É muito suspense em um livro só.

A melhor frase do livro: "No fim, a mais desagradável das verdades é preferível à mais bela mentira."

Recomendo demais que conheçam os livros do Harlan. O livro tem 318 páginas e foi lido do dia 18/09 ao dia 22/09/2012.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Cinquenta tons de cinza






O best seller do momento. Todo mundo falando e então resolvi pegar emprestado para ler. Sério, não achei essas coisas todas, talvez pela temática não ser uma leitura a qual estou acostumada.

"Cinquenta tons de cinza" conta a história de Anastasia Steele, uma estudante de 21 anos. Ana conhece Christian Grey, um cara milionário, 27 anos, quando vai entrevistá-lo para o jornal da faculdade. A entrevista deveria ser feita pela amiga de Steele, Kate, mas ela fica muito doente no dia e Ana vai em seu lugar.

Logo após o primeiro encontro, Ana já fica encantada por Grey. Após alguns dias os dois se encontram novamente e Christian convida Ana para um café.  E aí começa toda a história do livro. Como todos já devem saber, o livro trata de sadomasoquismo. As primeiras vezes do casal são bem normais, aí a autora começa a apimentar as relações. Christian tem em sua casa um quarto que Ana chama de "Quarto vermelho da dor", onde ele tem diversos aparatos para sexo com tortura. 

Acho que o sucesso do livro se deve ao fato de a autora trazer conteúdo erótico sem ser grosseiro. As cenas picantes do livro são descritas com glamour e muito tato. Nessa parte a autora foi bem feliz. Mas falta algo. A história mesmo, dos dois se apaixonarem, das amizades, são contados muito superficialmente. O livro se atenta somente às perturbações de Ana, que não sabe se deve mesmo ser a submissa de Grey. Se assina ou não o contrato de confidencialidade. E às cenas de sexo. Que tem umas duas em cada capítulo. Para quem gosta desse tipo de leitura, com certeza vai gostar do livro. Para quem não é acostumado a ler, acha exagerado as relações uma atrás da outra, porque fica monótono, as mesmas descrições.

E o pior clichê do livro é a autora entregar logo no começo que o cara se apaixona pela guria. Se ele é tão misterioso quanto a autora quis vendê-lo, deveria ter escrito melhor o mistério. Me disseram que nos outros livros, o sadomasoquismo virá mais forte, já que nesse ocorreu pouco. E Ana conseguirá descobrir alguns segredos de Grey. Tomara mesmo que a autora explore mais essa parte.

Nesse link, o Marcelinho (se vc não conhece, deve conhecer) lê um dos trechos do livro. A maior parte do livro as descrições são bem parecidas com essa do vídeo.

É isso, não curti muito, achei vazio, a autora não aprofunda a relação dos dois. Se alguém me emprestar o segundo eu vou ler pra ver de qual é, porque é um livro que não compensa eu gastar meu dinheiro...hahaha.

O livro foi lido do dia 13/09 ao dia 17/09/2012.  Tem 455 páginas.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Quando ela se foi


"Quando ela se foi" é com o mesmo protagonista de Alta Tensão, Myron Bolitar. Nesse livro, Myron recebe a ligação de Terese Collins, um antigo caso que ele não via há 8 anos. Terese pede pra ele ir a Paris urgentemente, porque ela precisa da ajuda dele. Quando chega na cidade, Terese conta a Myron que seu ex-marido, Rick, tinha ligado pra ela e pedido que Terese fosse ao seu encontro porque ele contaria algo que mudaria a vida dela para sempre, mas Rick não aparece para o encontro, e por isso ela precisava da ajuda de Myron.

Depois de ser preso ao chegar em Paris, Myron descobre pelos policiais, que Rick está morto e na área do crime encontraram também o sangue da filha do casal. Mas uma coisa está muito errada na história, porque a filha deles morreu em um acidente de carro há 10 anos. Na busca das informações necessárias pra saber o porque do sangue da menina aparecer junto com o pai morto, Myron  mata um importante líder terrorista e começa toda uma caçada a ele e a Terese.

O mais impressionante do livro, além do suspense normal dos livros do Coben, é que ele fala de diversos assuntos sem ser abrangente ou superficial. O livro fala de fertilização in vitro, adoção de embriões, doença de Huntington, terroristas. E tudo bem detalhado. 

Com certeza, muito mais eletrizante que o Alta Tensão, vou procurar agora pra ler os outros que tem o Myron como principal. Adorei os livros. E o interessante também é que os livros não são continuações, ele conta tudo direitinho da vida do Myron nos dois que eu li.

O livro foi lido do dia 10/09 ao dia 13/09/2012, ele tem 250 páginas.


segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Vidas Secas


Um clássico da literatura brasileira. Eu já tinha lido na época da escola, mas não lembrava de nada, por isso resolvi reler. O livro é de 1938 e é narrado em terceira pessoa.

Vidas Secas é a história de uma família de quatro pessoas e sua cachorrinha. Fabiano, o pai, Sinha Vitória, a mãe, o filho mais velho e o filho mais novo, que Graciliano Ramos não deu nomes, e a cachorro Baleia. O livro começa com a peregrinação da família, que em meio a seca, sai de onde moravam e estão a procura de outro lugar pra ficar. Um caminho que eles fazem em total silêncio. Após vários dias de caminhada, fome e sede, eles encontram uma fazenda abandonada e resolvem ali permanecer. Com a volta da chuva, o dono do lugar aparece, mas deixa Fabiano e sua família ficarem em troca de trabalho.

Fabiano é um homem trabalhador, mas que sem nenhum estudo, não sabe como lidar com as pessoas. Quase não fala. Sinha Vitória é esperta e cuida das contas que o marido não sabe fazer. Os dois filhos não tem ambições e vivem como se não soubesse de sua condição sofrida. A cachorra Baleia faz parte da família, a tratam como gente e sua morte é a parte mais triste do livro.

O livro trata principalmente da seca, das desigualdades e da miséria que várias famílias dos sertões viviam. 

Li do dia 03/09 ao dia 08/09. O livro tem 126 páginas.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

A escola dos Annales (1929-1985) - A revolução francesa da historiografia


O livro A escola dos Annales – A revolução francesa da historiografia – é um estudo crítico desse movimento intelectual francês, tendo se destacado por usos de métodos das Ciências Sociais à História. 

            Esse movimento se constitui em três gerações de historiadores e na primeira geração temos os trabalhos e críticas dos seus fundadores Lucien Febvre e Marc Bloch. Em suas críticas o elemento principal, a mudança da historiografia tradicional, passando a apresentar novos conhecimentos para a história. Febvre em seus trabalhos introduziu a geografia, iniciando assim a geografia histórica. Bloch também nutria interesse pela geografia histórica, mas seus trabalhos se concentravam na política contemporânea e seus estudos medievais.  Eles acreditavam que a história deveria ser concebida de forma multidisciplinar, fazendo uso da arqueologia, paleontologia e da sociologia por parte de Bloch.

            Na segunda geração denominamos a “Era Braudel”, pois era a figura intelectual dominante e foi o grande pupilo de Febvre. Sua grande obra foi “O mediterrâneo”, escrito nas prisões da segunda Guerra Mundial. Nesse livro podemos conferir suas analises sobre o tempo, a relação do homem com o tempo, a história econômica, social e política e a história dos acontecimentos. É com essa geração que apresenta novos métodos históricos como: história serial, longa duração e principalmente estrutura e conjuntura.

            A terceira geração compreende grandes nomes do nosso cenário atual na História, vale citar seu principal representante Jacques Le Goff. Essa geração ficou conhecida como a “Nova História”. Segundo esse movimento, toda atividade humana é considerada história
 Leitura iniciada em 30/07/2012 e terminada em 10/08/2012, o livro contêm 172 páginas.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Não conte a ninguém

Como estou encantada com a escrita de Harlan Coben! Os livros dele todos são policiais, com suspense, mortes, investigações e muito, muito suspense.





"Não conte a ninguém" foi o mais empolgante dos três que li até agora. Estou com outro dele aqui em casa e louca pra ler logo. Esse é a história de David Beck e Elizabeth, um casal que se conhece desde a infância e todos os anos, no aniversário do 1º beijo, eles vão até o Lago Charmaine, que é onde ocorreu o beijo, para comemorarem. No 13º ano desse ritual, uma tragédia acontece, Elizabeth é morta e David fica gravemente ferido. Para a polícia, Elizabeth foi morta por Kill Roy, um serial killer.

Oito anos se passam desde o incidente e algumas coisas começam vir a tona. No dia que seria o aniversário do 21º beijo, David recebe um email anônimo com as iniciais dele e da mulher, e com 21 barras, indicando o aniversário do beijo. Isso faz Beck acreditar que sua esposa está viva, já que mais ninguém sabia do ritual. Ele começa a remexer as coisas do passado e muitas das peças não se encaixam.

Com essa informação o deixando perturbado, David ainda é alvo dos policiais, que após acharem dois corpos perto do Lago e o suposto bastão que o teria agredido, suspeitam que David matou Elizabeth. Paralelo a isso, Beck ainda é perseguido por pessoas muito perigosas, que pretendem matá-lo. David tenta provar sua inocência e conta com a ajuda de Shauna, sua melhor amiga, Linda, sua irmã, Tyrese, um traficante de drogas e de Hester Crimstein, uma renomada advogada.

O livro é muito empolgante! Já aprendi que nos livros de Harlan não adianta eu tentar desvendar o final, porque definitivamente nunca é o que você está imaginando. Esse é o mais eletrizante de todos. Não conseguia parar de ler, comecei a noite e terminei hoje a tarde. Além do suspense, o livro tem partes bem humoradas e muito sarcásticas. 

Li de 23/08 a 24/08. O livro tem 250 páginas.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Gabriela, cravo e canela

Fui com minha mãe um dia desses no supermercado Extra e o livro estava de promoção. Aí mamys foi e me deu =D

Todo brasileiro que se preze deve ou deveria saber sobre a história de Gabriela e do grande Jorge Amado. Gosto muito do jeito que ele escreve, já tinha lido alguns livros dele e confesso que me interessei mais por Gabriela depois de ver a novela que está passando na Globo.

Gabriela, cravo e canela conta a história de Ilhéus, uma cidade em ascensão na Bahia. O livro foi escrito em 1958, mas a história se passa na década de 20. O cacau é a fonte de riqueza da cidade. Gabriela é uma mulata com cor de canela e cheiro de cravo, que chega do sertão e é contratada pelo árabe Nacib para cozinhar em sua casa e no Bar Vesúvio, do qual ele é dono. Eles acabam se apaixonando e vivem um amor cheio de cores. É lindo a descrição do amor dos dois.

Além da história do casal, o livro trata de vários outros personagens, como vocês podem ver na novela. Tem o coronel Ramiro Bastos, que é o manda-chuva de Ilhéus. O coronel Jesuíno, que é casado com Sinhazinha, que tem um caso com o dentista Osmundo. Jesuíno mata os dois e é o primeiro condenado em Ilhéus.

Tem o Bataclã, o bordel da cidade, onde todos os homens vão para as animadas noites. O livro só cita Maria Machadão, Zarolha e umas outras duas, e bem superficial. Na novela tem toda uma história, mas é baseado né, eles não seguem a risca o livro.

Tem vários outros personagens: Mundinho Falcão, inimigo político de Ramiro. Jerusa, neta do Ramiro, que no livro não tem nenhum envolvimento com Mundinho. Tem a Malvina, jovem que está com o pensamento além do seu tempo, não quer casar e ficar como empregada do marido o resto da vida, ela acaba fugindo da cidade e indo trabalhar em São Paulo. Tem o professor Josué, que a princípio se apaixona por Malvina, mas como ela não lhe dá idéia, ele acaba se engraçando com Glória, uma ex-prostituta que é bancada por um coronel. Os dois acabam sendo expulsos da cidade. Tem as duas solteironas, as irmãs dos Reis, que fazem quitutes como ninguém, e vários outros. No livro não tem o Juvenal, muito menos a Lindinalva, não sei de onde os autores da novela tiraram esses dois.
 É muita gente em um livro só. Jorge Amado sabe te prender no livro. Ele trata da política, das brigas, dos amores, de uma forma como ninguém. Você acaba querendo estar na vida dos personagens, muito bom! Como é um livro de 1958, tem a linguagem antiga, mas ele não é tão difícil de ler. Mas tive que recorrer ao dicionários várias vezes para entender algumas coisas.

To de férias, mas demorei pra caramba pra ler..rs. Li do dia 05/08 ao dia 22/08/2012. O livro tem 334 páginas.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

A bolsa amarela - Lygia Bojunga


            Viver a infância é a condição necessária para avançar às outras etapas do desenvolvimento de forma sadia. É nesse primeiro estágio que fantasiamos um mundo só nosso onde a principal regra é a imaginação. Lygia Bojunga nos mostra através da personagem Raquel o universo da infância. Nesse espaço nossa protagonista busca viver este momento pondo em prática toda sua criatividade. Porém, um antagonista, o universo adulto, parece querer frustrar sua inocente tentativa de fantasiar sua realidade.

            E esse conflito aumenta quando três vontades de Raquel (a vontade de ser escritora, de ser gente grande e de ter nascido menino) começam a crescer de formar que ela se vê desesperada em externá-las. A vontade de escrever sobressai sob as outras e Raquel deixa-se levar saindo escrevendo histórias mirabolantes. Um dia uma de suas irmãs descobre suas histórias, repassa para os outros membros da família e sua casa vira um verdadeiro fuzuê. Sua família começa a encher sua paciência por causa de suas histórias por não ter nem pé nem cabeça e isso a deixa extremamente chateada porque ninguém gosta de suas histórias, por isso ela resolve que não vai mais escrever. E o resultada dessa confusão toda é que ela acha a vida adulta melhor por ninguém fica pegando no seu pé.
 
            Outro episódio que alimenta a vontade der ser grande é quando uma tia manda uma caixa recheada de presentes e que nenhuma dessas coisas sobre para ela. E quando pergunta por que não poderia ficar com alguma coisa logo respondem que não tem nada para criança. Porém, só que dessa vez ela tem uma grande surpresa. Uma bolsa amarela é rejeitada por todos e é oferecida para Raquel.
            Esse presente transforma toda sua vida. Agora ela poderia colocar qualquer coisa em sua nova bolsa e ela vê a oportunidade para esconder suas vontades para que ninguém as descobrisse. Com ela também novos personagens vão aparecendo ao decorrer da história. Essas amizades ensinam como transformar a relação com sua família de forma a melhorar a relação com todos.  A principal lição é a que crescer não é um bicho de sete cabeças e que é possível conciliar estes universos de forma harmônica.
 Leitura iniciada em 26/07/2012 e terminada em 30/07/2012, o livro contêm 135 páginas.
                       
           
           

sábado, 4 de agosto de 2012

Alta tensão


Após ler o "Cilada", do Harlan Coben, resolvi comprar mais dois livros dele. E continuo encantada pelo jeito dele escrever. O livro é totalmente envolvente, te prende do começo ao fim, que é o ponto forte do Coben. Os livros são cheios de mistérios e reviravoltas. Quando vc acha que descobriu, tudo muda. É muito legal!

Alta tensão conta a história de Myron Bolitar, um jogador de basquete aposentado que virou agente de celebridades, jogadores, astros do rock, etc. A trama começa quando Suzze T., umas das agenciadas de Myron, vai visitá-lo e pede pra ele descobrir onde foi parar seu marido, Lex Ryder, (astro do rock e também agenciado de Myron), que sumiu logo após postarem uma mensagem misteriosa no facebook de Suzze, que está grávida de 8 meses de Lex.

Myron então vai procurar Lex, e ao encontrá-lo, ele vê sua cunhada Kitty, que sumiu há 15 anos junto com seu irmão mais novo. E após esse reencontro muitas coisas começam a acontecer. Myron se depara com muitas mentiras, mortes, dívidas de jogo e uso de drogas. Suzze morre e mesmo com polícia dizendo que foi suicídio, Myron não acredita e começa a investigar.  Muitas coisas começam a acontecer depois disso.

Paralelo a tudo isso, Myron ainda tem que descobrir onde se meteu seu irmão, Brad, e ainda cuidar do pai, que teve um infarto.

Myron é engraçadíssimo, tem muito senso de humor. O livro é bem menos tenso que o outro, mas envolvente da mesma forma. Recomendo muito!

O livro tem 271 páginas e foi lido de 26/07/2012 a 03/08/2012.

sábado, 28 de julho de 2012

Alexandre, O grande


                O livro escolhido dessa vez é a biografia de uma figura muito importante para o mundo antigo, Alexandre, O grande. Quem escreve esse apaixonado texto é o grego Plutarco, um renomado biógrafo e uma personalidade de grande relevância para o mundo grego.

Desde seu nascimento o autor mostra a grandiosidade dessa pessoa, onde mostra uma origem mitológica em que Alexandre tem uma descendência divina, pois meses antes sua mãe sonha que estando deitada em sua cama vê um raio acerta-la em suas partes dai o entendimento do sonho de que fora o próprio Zeus que fecundara sua mãe.
Na infância mostra uma personalidade indomável percebendo isso trataram para que fosse educado pelo maior dos filósofos de seu tempo, Aristóteles.  O episódio mais famoso de sua criancice foi na ocasião em que presentearam a seu pai o rei Felipe com um belo alazão. O problema foi que nem Felipe e seus generais conseguiam amansar o animal, Alexandre vendo o insucesso deles desafia o pai que conseguiria domar o equino e se perdesse pagaria o preço do animal.   
 
Na mocidade Alexandre demonstra uma sede por glória, queixa-se com seu pai que se ele tomasse todas as glórias o que sobraria para Alexandre? O pai responde que ele tome um exército e que se pusesse atrás de suas próprias glórias. Infelizmente aos seus 23 anos de idade Alexandre tem seu pai assassinado, essa tragédia foi um baque para ele e também um alvoroço porque o acusavam de traição.
Quando Alexandre assume ao posto de rei da Macedônia percebe a oportunidade que tanto esperava, levar seu nome ao mundo para que todos soubessem que era este grego. Alexandre põe em prática aos planos de Felipe que era a expansão dos domínios macedônicos. Após assegurar-ser a liga de Corinto mantinha a dominação sobre o mundo grego ele parte para o Egito, os egípcios eram o principal comerciante de trigo no mundo antigo e sua dominação seria uma fonte de rendimentos para suas expedições e lá ele funda a cidade Alexandria. Com essa parte do mundo segura sobre seus domínios Alexandre parte para a demanda da sua vida, o domínio do mundo persa. 

O livro não retrata tão bem os feitos de Alexandre se prendendo mais as sua personalidade, como rei e como homem. O fato é que muitos o admiravam e grande e um exemplo é a passagem: ”Sua pele era perfumada, exalando-se-lhe da boca e de todo o corpo um odor agradável, que lhe perfumava a roupa”.  É estranho ler passagens como essa, pois não sabemos como os gregos admiravam seus ídolos. Plucarto nos apresentam um Alexandre perfeito, divino sem quase nenhum defeito. É notável que apesar de toda sua inteligência e sabedoria ele não era imune a sua humanidade egoísta, egocêntrica, narcisista e além de tudo ele era rei.
 Leitura iniciada em 22/07/2012 e terminada em 26/07/2012, o livro possui 164 páginas.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Um amor para recordar


Um amor para recordar fez um mega sucesso quando foi lançado em 2003. O livro é de 1999 e conta a história de Jamie e Landon. Dois jovens de 17 anos que moram em Beaufort, uma cidade pequena. Os dois frequentam a mesma escola. 

Landon é de uma família tradicional, seu pai é político e fica a maior parte do tempo longe de casa. Sonha em entrar para a universidade. 
Jamie é filha do pastor da cidade e tem um coração enorme. Está sempre pronta para ajudar quem precisa. Totalmente diferente dos adolescentes de sua escola, vivia carregando uma Bíblia nas mãos.

Os dois se aproximam em uma peça de Natal da escola, onde Landon faz o papel de um pai e Jamie é um anjo que o ajuda. No começo, Landon não quer se aproximar da garota justamente por ela ser diferente, mas mesmo com coisas que os afastam, acabam se atraindo um pelo outro.

Eles começam a namorar e Jamie conta a Landon que está doente. Enfim, um livro típico romântico. Lindo e clichê como deve ser. Gosto de livros assim também.

Li de 24/07 a 25/07/2012. O livro tem 184 páginas.

terça-feira, 24 de julho de 2012

A batalha do apocalipse


Nosso cenário literário de fantasia a cada dia cresce mais e hoje eu tenho a maior satisfação de postar aqui um pequeno relato deste maravilhoso livro que eu li pela segunda vez.  E aos amantes dessa literatura tem por obrigação de ler além de fantástico temos que apoiar nossos autores nacionais e mostrar para o mundo que os brasileiros também sabem fazer esse tipo de história.
Nessa historiar recheada de tramas e conspirações e no meio desse furacão está nosso herói, Ablon , O primeiro general. E em meio a uma guerra celestial que os humanos nem fazem ideia que exista e que são o foco desse embate que acontece em um mundo que eles não podem ver o general luta para preservar a vida humana.
            O primeiro general cansando do governo ditatorial do príncipe dos anjos e regente, o arcanjo Miguel. Insita uma conspiração para destrona-lo e por fim ao seu governo tirano só não contava com a traição de um grande aliado que poderia fazer toda a diferença para os objetivos dos revoltosos.
            Expulso do cenário angélico Ablon  é condenado a viver na Terra e sem nenhum contato com os assuntos que desrespeita ao céu. Tendo como martírio a vida terrena ele acaba por se transformar em uma grande testemunha da vida mundana e com isso descobre que também é suscetível aos sentimentos humanos que antes pensará ser imune. 





Leitura iniciada em 18/05/2012 e terminada em  22/07/2012, o livro possui 586 páginas.

Fahrenheit 451

Fahrenheit 451 é um livro de ficção onde os livros são proibidos. O autor, Ray Bradbury, morreu há pouco tempo, no dia 06 de junho. O nome do livro quer dizer a temperatura, em Fahrenheit, claro, que o papel se queima. Um clássico, o livro foi publicado pela primeira vez em 1953. O personagem principal é Guy Montag, um bombeiro, que no livro são os caras que queimam os livros, não bombeiro convencional, como conhecemos.  Pelo que entendi o livro é uma crítica à televisão e às pessoas, que acabam sendo devoradas pelas suas programações e não sentem mais atração pelos livros.

O livro é contado em uma cidade onde ninguém possui livros e se os possui, os bombeiros são avisados por algum vizinho delator e vão até a casa exterminar todos os livros existentes. No começo, Montag encontra Clarisse, uma jovem que se pergunta o por que das coisas acontecerem. É uma jovem feliz.  Após seu sumiço misterioso, Montag começa a se questionar também o por que do seu trabalho. Por que ele precisa destituir as pessoas do conhecimento dos livros.

No decorrer, Montag rouba um livro e esconde em sua casa, junto com vários outros, que escondia sem nem mesmo contar à sua mulher, Mildred, que acaba o entregando aos outros bombeiros. Com medo, Montag foge e acaba se encontrando com outros homens que fogem porque preferem saber mais dos livros do que assistir à coisas triviais na TV.

Eu curti bastante o livro, é uma crítica muito boa. As pessoas naquela época já perdiam a vontade de ler um bom livro, imagina nos dias de hoje, que somos bombardeados muito mais.

Aqui na wikipedia, a história está bem detalhada. Eu não conseguiria fazer uma resenha com tantos detalhes. Tendo curiosidade, só clicar.

O livro foi lido do dia 18/07 ao dia 23/07/2012. Tem 215 páginas.